quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Evolução dos Desenhos Animados (parte 1)

Quem nunca na infância assistiu a um desenho animado uma das formas de entreterimento mais populares do mundo, por isso decidi fazer uma post sobre o assunto falando um pouco da evolução da animação e dos desenhos animados.Falarei sobre os principais desenhos desde de 1908 até os dias atuais.

Fantasmagorie
Bom o primeiro desenho animado é datado de 1908 chamado Fantasmagorie desenvolvido pelo francês Emile Cohl considerado o pai da animação era um desenho bem simples de apenas 2 minutos mas já demonstrava a capacidade de animar através de uma sequência de imagens.


Curta-metragens
Já em 1910 na era do cinema preto e branco mudo, as animações eram na sua maioria curta-metragens voltadas para o publico adulto.

Gato Felix
Na década de 20 surge o primeiro personagem de desenho animado O Gato Felix criado pelo cartunista americano Otto Messmer que é até hoje um dos desenhos mais famosos do mundo, era um desenho surrealista mas que acabou declinando no fim da década de 20 devido a chegada dos desenhos animados com som.


Mickey Mouse
Um dos grande responsáveis pelo declínio do Gato felix,foi Mickey Mouse criado em 1928 pelo cartunista Ub Iwerks e Wall Disney foi o primeiro desenho animado com som, um grande salto para a animação virando o símbolo da Walt Disney Company. O Mickey era dublado pelo propio Wall Disney.


Betty Boop
Na década seguinte em 1930 surge a primeira sex symbol dos desenhos animados Betty Boop criada por Max Fleischer ,possuia um rosto de menina e corpo de mulher (e um vestido bem inapropiado para época) era uma personagem bem provocante e acabou sendo censurada não podendo usar mais suas roupas provocantes nem seus decotes teve seu fim em 1939.


Flores e Árvores
Em 1932 Walt Disney inova novamente apresentando ao mundo o primeiro desenho animado colorido intitulado Flores e Árvores.



Perna Longa
No final da década de 30 mais precisamente em 1938 surge Perna longa criado por Tex Avery é inspirado em um personagem de Walt Disney o coelho Max Hare só que com um visual mais inocente.Possui um dos bordões mais conhecidos do mundo "O que é que há, velhinho?".Se tornou o símbolo da Warner Bros.


Tom e Jerry
Na década de 40 surge uma das duplas mais loucas dos desenhos animados Tom e Jerry criados pela também dupla Hanna Barbera (Willian Hanna e Joseph Barbera).O desenho para quem não sabe se trata das tentativas frustradas do gato Tom em pegar o rato Jerry. Era Willian Hanna o responsável pelos maioria efeitos vocais da dupla inclusive o incomparavel grito de Tom.


Continua no próximo post falarei um pouco mais sobre a dupla Hanna Barbera.

8 comentários: